O planejamento financeiro é uma tarefa que, infelizmente, a maioria das pessoas não consegue lidar bem.

É muito comum a dificuldade em organizar o orçamento pessoal, principalmente, quando o assunto é criar estratégias eficientes para poupar e conquistar um patrimônio financeiro satisfatório.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 7 dicas rápidas, porém muito eficientes, para ajudar você a aprender como definitivamente economizar dinheiro da forma certa. E, assim, ter condições de “engordar seu pé de meia”, de maneira consistente e de maneira organizada.

1. Definir bem seus objetivos

Ter objetivos claros é o primeiro passo para quem quer economizar e realizar um planejamento financeiro pessoal.

É preciso saber exatamente o motivo pelo qual você quer economizar. Com isso, tomar as atitudes certas para planos a serem conquistados a curto, médio ou longo prazo.

E poder dessa forma traçar ações que estejam alinhadas às suas expectativas e resultados esperados.

Os planos podem ser, por exemplo, uma viagem internacional, a compra do imóvel dos sonhos, a troca por um carro novo, enfim, o objetivo que você busca realizar na sua vida.

Traçar esses objetivos, de maneira clara e pontual, pode ajudar a manter o foco e o empenho em economizar, pois traz a garantia de que haverá lá na frente, a conquista da recompensa tão desejada.

2. Separar em bancos diferentes sua conta corrente da conta de investimentos

Quando seus investimentos ficam alocados no mesmo banco e atrelados à mesma conta, você pode “cair na tentação” de gastar mais do que deveria, usando parte a verba originalmente destinada às aplicações, na aquisição de um produto ou bem desnecessário ou compras por impulso.

Tendo contas separadas, ao movimentar a conta corrente, você cria uma certa dificuldade de acesso à conta de investimentos evitando gastar esse dinheiro.

Basta se programar para não tocar na conta de investimentos e fazer todas as suas movimentações contando apenas com o saldo da conta corrente e com o limite do cartão de crédito.

Hoje em dia é muito comum haver várias opções de instituições bancárias digitais que não cobram taxas e podem ser utilizados de maneira segura e sem custos.

3. Buscar os melhores preços e descontos

Parece óbvio, mas para economizar é importante estar sempre atento aos preços na hora de fazer suas compras.

Saber barganhar e buscar descontos é uma ótima prática para garantir mais dinheiro no bolso para economizar.

Sempre faça as contas e avalie se vale a pena os juros de um parcelamento ou obter um melhor preço pagando à vista.

Tente também participar de programas de descontos, tais como: milhas de viagens, cupons de descontos, programas de fidelidade ou de aplicativos de cashback. Outra opção que pode também valer a pena são os apps de compras coletivas.

4. Fazer depósitos programados e automáticos

Se você deixar programado mensalmente um valor estipulado para depósito automático, você garante que sempre terá uma verba mensal investida, independentemente de você ter que lembrar disso, evitando a necessidade de uma aplicação manual.

Além disso, com aplicações automáticas você evita a perda de dinheiro e se livra da tentação de fazer uma retirada da conta antes da data pretendida para seus rendimentos.

Essa programação é simples, você pode verificar se existe essa opção no aplicativo online do seu banco ou, se preferir, pode pedir para que seu gerente faça essa programação. Com isso, você terá a transferência de parte dos seus rendimentos diretamente para suas aplicações.

5. Guardar todo o dinheiro adicional que receber

Outra dica que parece óbvia, mas que não é seguida pela maioria das pessoas, é guardar eventuais rendimentos adicionais.

Por exemplo, é muito comum sempre que alguém recebe um aumento de salário ou fatura um valor a mais na empresa, ajustar seu padrão de vida ao valor maior que passa a receber.

O fato é que se você mantiver seus gastos dentro do mesmo patamar e guardar o excedente, irá acelerar a formação do seu pé de meia.

Digamos que você seja um empresário e teve um faturamento recorde em um mês, o ideal é guardar a diferença, e agir como se esse adicional não tivesse existido.

Isso vale também para uma pessoa que trabalha em uma empresa e recebe uma promoção no emprego.

É claro que em tempos de inflação em alta, nem sempre é possível manter 100% do atual padrão de vida com o mesmo nível de gastos, mas o importante aqui é manter essa consciência de não gastar tudo que recebe, e que todo o esforço nesse sentido é muito importante.

Em outras palavras, pegue o valor correspondente a essa diferença no aumento dos rendimentos e invista.

Embora seja tentador gastar aquele dinheiro extra que entra na sua conta, torne um hábito poupar qualquer valor que ultrapasse seus ganhos habituais.

6 Diversificar sua carteira de investimentos

Economizar dinheiro é importantíssimo, mas de nada vale se você investir nos tipos de investimentos errados e menos rentáveis.

Isso porque investindo errado, você corre o risco de perder o que economizou ou ter menos rentabilidade.

E é aí que entra a importância de ter uma boa carteira de investimentos.

A carteira de investimentos nada mais é do que diversificar seus investimentos em vários tipos de investimentos diferentes, sendo um conjunto de aplicações de que se utiliza o investidor.

Se você não está familiarizado com o termo carteira de investimentos, confira um post que temos aqui no blog especialmente sobre esse assunto.(link para o post)

Montar uma carteira de investimentos não é tarefa fácil para quem não tem conhecimento e nem habilidade para atuar no mercado financeiro. No entanto, é um ponto fundamental para o sucesso de quem investe, e merece ser muito bem planejado.

Resumidamente, podemos dizer que existem quatro pontos essenciais para diversificar sua carteira de investimentos, que são:

· ter um sólido planejamento e controle do dinheiro

· definir sua tolerância de riscos de acordo com seu perfil de investidor

· avaliar o cenário econômico e as variações do mercado

· identificar as melhores oportunidades que permitam rentabilidade, maior liquidez, ofereçam menos risco e proporcionem mais lucratividade nos prazos esperados

7 Contar com um aconselhamento financeiro para guiá-lo com segurança

Todos os passos que citamos até aqui são cruciais para economizar dinheiro e fazer seu patrimônio financeiro render mais. Praticá-los com afinco, tornando-os um hábito em sua vida, pode fazer toda a diferença no seu sucesso financeiro.

No entanto, sabemos que muitas pessoas podem ter uma certa dificuldade em planejar-se financeiramente e não saber por onde começar na hora de montar uma carteira de investimentos ou de fazer seu planejamento financeiro pessoal.

Por isso, preparamos esta sétima dica que é de contar com um profissional do mercado financeiro para ajudar você a realizar seu planejamento com segurança e menos riscos.

Esse profissional é o Aconselhador Financeiro, que é um especialista que pode compor um portfólio de investimentos, garantindo a diversificação necessária e propondo soluções indicadas para os melhores ganhos de acordo com o seu perfil.

Embora a função de aconselhamento financeiro ou advisor seja ainda pouco conhecida no Brasil, vem se tornando cada vez mais importante na vida de quem deseja melhorar sua liquidez, rentabilidade e ganhos, mantendo os pés no chão e foco nos objetivos.

E se você não sabe como ter acesso a esse profissional, nós da Genebra Capital, temos um serviço específico de aconselhamento financeiro, que atua na identificação e execução dos melhores caminhos e soluções financeiras para que você possa atingir seus objetivos e projetos de vida, sem nenhum tipo de preocupação, mesmo que não conheça nada sobre mercado financeiro.

genebra-botao2

O aconselhamento financeiro propõe disponibilizar orientações, diretrizes e todo o acompanhamento necessário quanto ao processo de planejamento e execução dos seus investimentos, para que você possa conquistar sua

independência financeira no futuro e realizar todos os projetos e objetivos que desejar, construindo um patrimônio financeiro sólido e com menos riscos.

Gostou das dicas? Deixe seus comentários ou dúvidas.

E se desejar saber mais sobre aconselhamento financeiro fale com um dos nossos especialistas.

Para nossos leitores do blog, disponibilizamos uma primeira entrevista de aconselhamento financeiro gratuitamente. Clique aqui e agende uma visita agora ou chame pelo whatsapp (11)4590-0156