Entenda tudo o que precisa saber sobre o que é carteira de investimentos

Quando falamos de investimento financeiro, basicamente estamos nos referindo à ação de depositar parte de seus recursos financeiros em ferramentas e instituições, com o objetivo de receber em troca um rendimento sobre o montante aplicado.

Em outras palavras, pode-se dizer que é deixar seu capital alocado por um determinado tempo numa instituição que trabalhe com o seu dinheiro, e posteriormente devolva-lhe, com o acréscimo de parte dos lucros obtidos por meio dessas operações.

É deixar seu dinheiro trabalhando agora, para gerar mais dinheiro no futuro.

Embora pareça um conceito obvio, o fato é que muitos investidores acabam destinando sua verba em operações que nem sempre geram os lucros esperados.

Isso acontece, porque o mercado financeiro é muito dinâmico, e pode acontecer de uma linha de investimento ou um ativo específico estar rendendo muito acima da média em um dia, e logo no dia seguinte despencar e acabar perdendo sua rentabilidade.

Dessa forma, é muito importante investir em mais de um tipo de ativo ao mesmo tempo. Ou seja, não investir em apenas um único tipo de aplicação.

E a melhor forma de explicar o motivo, é usando o velho jargão popular: “nunca deixe todos os ovos em uma só cesta”.

Entender essa dinâmica e saber onde colocar o dinheiro e retirá-lo na hora certa, é uma das chaves para o sucesso nos investimentos.

O que é carteira de Investimentos

A carteira de investimentos, nada mais é do que justamente diversificar seus investimentos em vários tipos de investimentos, sendo um conjunto de aplicações de que se utiliza o investidor.

O princípio básico da carteira de investimentos é, portanto, o da diversificação.

O que é preciso para montar uma carteira de investimentos?

Montar uma carteira de investimentos não é tarefa fácil para quem não tem conhecimento e nem habilidade para atuar no mercado financeiro.

E para quem está começando o ideal é entender a importância de três fatores que impactam nos resultados e devem ser analisados em cada caso:

  • Perfil de risco do investidor (se é conservador, moderado ou arrojado)
  • Quais objetivos deseja atingir com os investimentos (avaliar, se é de curto, médio ou longo prazo)
  • Quais oportunidades de mercado mais adequadas para esse perfil

Como montar uma carteira de investimentos?

O primeiro passo é ter um sólido planejamento e controle do seu dinheiro. Dessa forma, poderá ter mais tranquilidade e segurança para definir sua tolerância de riscos, prazos esperados de retorno e o quanto pode dispor para investimento.

Em seguida é importante avaliar o cenário econômico do momento, as oportunidades de mercado decorrentes desses cenários e que podem proporcionar maiores ganhos.

Por fim, é importante identificar as oportunidades que permitam rentabilidade, maior liquidez, ofereçam menos risco e proporcionem mais lucratividade nos prazos esperados.

O que fazer para compor a melhor carteira de investimentos para o meu perfil?

Saber diversificar os investimentos compondo uma carteira consistente é uma das peças-chave para obter sucesso nos investimentos e maior lucratividade. No entanto, é uma tarefa complicada para que não tem vivência no mercado financeiro ou não tem tempo para se dedicar na pesquisa das melhores opções.

Dessa forma, a maioria das pessoas busca por corretoras ou por orientação do gerente do banco onde possui conta aberta. E em muitos casos acaba apenas investindo em uma opção de investimentos ou comprando imóveis para investir.

O fato é que montar uma carteira de investimentos sozinho não fácil, e sem ajuda profissional de um consultor especializado e que não esteja vinculado a nenhuma instituição financeira, as chances de deixar dinheiro na mesa é muito grande.

É preciso estudar muito, conhecer a fundo a dinâmica do mercado financeiro, estar atualizado sobre as melhores opções de investimentos.

E para quem não tem tempo para tudo isso, recorrer a uma ajuda profissional é algo fundamental.

Quem devo procurar para compor uma carteira de investimentos ideal?

O ideal para ajudar ao investidor que deseja criar uma carteira de investimentos sólida e que traga melhores resultados é a busca por um profissional da área que presta um aconselhamento financeiro.

O aconselhamento financeiro é um serviço consultivo que tem por principal objetivo indicar qual a melhor carteira de investimentos, criando um portfólio sólido e de acordo com o perfil de cada investidor. Em outras palavras, é uma consultoria personalizada para gerar mais rentabilidade e liquidez sobre o capital investido.

No caso da Genebra Capital, disponibilizamos um serviço de aconselhamento financeiro que atua na composição dessa diversificação de aplicações, construindo uma carteira personalizada e aderente aos objetivos de risco e retorno de cada cliente.

Em nossa atuação, consideramos toda a classe de ativos, veículos eficientes, gestores e valores mobiliários. E orientamos e acompanhamos negociações e a utilização de recursos de terceiros. Com isso, abrangemos um leque completo de opções, indicando a ideal para cada perfil.

O aconselhamento financeiro é o caminho ideal para quem quer maiores chances de obter sucesso no mercado financeiro, pois atua como um “braço direito”, que está ao seu lado todo o tempo para direcionar você a empregar seu dinheiro nas melhores opções de investimentos, para maximizar sua rentabilidade.

genebra-botao2

Contratar um profissional de aconselhamento financeiro vale a pena?

Imagine que você tenha um valor a investir e tenha por objetivo obter retornos positivos sobre esse montante. As chances de ter sucesso com um profissional especializado é muito maior do que se aventurar no mercado financeiro sozinho. E apenas uma parte dessa lucratividade é destinada aos honorários do consultor. Na prática, você não tem nada a perder. E com os ganhos obtidos com o resultado do trabalho, o valor da consultoria se paga sozinho. Ou seja, vale muito a pena. Não seja refém do gerente do seu banco e nem perca tempo tentando entender a dinâmica do mercado financeiro, tenha apoio de quem já chegou lá e já sabe “o caminho das pedras”. Fale com a nossa equipe de especialistas em aconselhamento financeiro e agende uma reunião estratégica CLIQUE AQUI ou chame pelo WHATSAPP.